terça-feira, 4 de julho de 2017

Professora caicoense morre vítima de acidente automobilístico


A professora caicoense, Clarisse Batista do Nascimento, de 60 anos, é a vítima fatal do grave acidente automobilístico ocorrido nesta terça-feira, à tarde, 04 de julho, nas proximidades do município de São José do Seridó.
Por muito tempo Clarisse foi diretora da Escola Estadual Vilagran Cabrita, nas proximidades do 1º BEC. A família da professora foi avisada do trágico acidente já por volta das 18 horas.
O grave acidente automobilístico envolveu um caminhão e um carro, modelo Gol, cor vermelha e ocorreu na RN-288, próximo ao município de São José do Seridó.
De acordo com informações de Tayson Thadeu, a vítima fatal foi arremessada para fora do carro, e dois homens que estavam no mesmo veículo ficaram gravemente feridos.


Regulamentação da vaquejada passa em comissão e pode seguir para a Câmara

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4) o relatório de José Agripino (DEM-RN) ao projeto de Raimundo Lira (PMDB-PB) que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil (PLS 377/2016).
A proposta regulamenta a recente emenda aprovada pelo Congresso Nacional (Emenda Constitucional 96), que dentre outros pontos reconhece a vaquejada como um bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A Emenda 96 determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.
O projeto tramita em caráter terminativo na comissão e será encaminhado à Câmara dos Deputados caso não haja recurso para que seja analisado pelo Plenário do Senado.

Como ficou o texto

De acordo com o relatório aprovado, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial, sendo atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira.
Um outro artigo define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas equestres e tradicionais. Na lista estão, entre outras, o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a cavalhada, o concurso de marcha, a corrida, as provas de rodeio e o pólo equestre.
Uma outra emenda determina que deverão ser aprovados regulamentos específicos para o rodeio, a vaquejada, o laço e as demais provas equestres, por suas respectivas associações, no Ministério da Agricultura.
Estes regulamentos devem contemplar regras que assegurem a proteção e o bem-estar dos animais, e prever punições para os casos de descumprimento.
Sem prejuízo de outras leis que tratem sobre o bem-estar dos animais, deve-se, em relação à vaquejada, assegurar a eles água e alimentação suficiente sempre à disposição, assim como um local apropriado para o descanso. Também prevenir ferimentos e doenças por meio de instalações, ferramentas e utensílios adequados, além da prestação de assistência médico-veterinária.
O projeto também estabelece que os promotores de eventos utilizem protetores de cauda em todos os bois, além de garantirem uma quantidade mínima de areia lavada de 40 centímetros de profundidade na faixa em que acontece a pontuação.

Muitos empregos

Na discussão da proposta, Raimundo Lira elogiou o aprimoramento feito por Agripino, acreditando que ele atenderá as preocupações das entidades defensoras dos animais, ao mesmo tempo em que preserva um setor altamente dinâmico da vida cultural nordestina.
Lira apresentou projeções segundo às quais somente a vaquejada gera entre 700 mil a 1 milhão de postos de trabalho, de maneira direta e indireta. Ele também elogiou a iniciativa de Agripino de regulamentar conjuntamente o rodeio e o laço, ampliando o alcance inicial do projeto.
Este ponto também foi destacado por Ronaldo Caiado (DEM-GO), para quem o projeto deverá contribuir para a superação de preconceitos ligados às tradições culturais dos homens do campo. Para Caiado, quem está acostumado com essas manifestações culturais "sabe que os animais são tratados com respeito, com amor, são parte intrínseca das atividades e do dia a dia referente à organização desses eventos".
Já os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Marta Suplicy (PMDB-SP) votaram contra a aprovação da proposta, por ainda não se sentirem seguros no que se refere ao bem-estar dos animais envolvidos.

Município de Caicó e Governo do Estado agilizam projeto para a construção do Centro Tecnológico Têxtil do Seridó

Nesta terça-feira (04), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Otomar Lopes, o arquiteto Aristeu Martins, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diego Vale, o chefe de Gabinete, Eduardo Dantas visitaram a obra do Centro Tecnológico Têxtil do Seridó, que fica localizado na zona norte.

Parado desde 2008, o projeto do CT Têxtil será viabilizado a partir de emenda destinada pelo deputado Rogério Marinho. “Em seis meses de gestão estamos destravando várias obras e o Centro Têxtil é mais uma conquista. Nós pedimos ao deputado Rogério Marinho a destinação de emenda, para que Caicó tivesse de volta a expectativa da mão de obra qualificada e a geração de empregos para o povo”, enfatizou Batata.

Otomar Lopes destacou que a área da obra será reaproveitada, mas terá um conceito novo e moderno para atender todo o setor têxtil do Seridó. Os projetos serão apresentados em 30 dias para preparar a licitação junto à Caixa Econômica e mais um mês para validar o projeto. A expectativa é lançar o edital de construção até o mês de outubro de 2017.

“O centro Têxtil será bastante prático e operacional e voltado essencialmente para o mercado e com uma governança corporativa, onde os parceiros locais irão participar da gestão e da operacionalização, incluindo as entidades de mercado”, afirmou o adjunto.

Ele lembrou ainda que o CT Têxtil vai melhorar e acelerar o processo produtivo com máquinas de corte e o foco no valor agregado no design da moda. “Isso vai permitir que as empresas possam melhorar sua capacidade de produção com um custo extremamente reduzido, criando suas marcas e buscando novos mercados”, disse Otomar Lopes. 

A estrutura é composta por laboratório tecnológico que atenderá bonelarias, confecções, bordados, entre outros. A discussão sobre a obra e a governança corporativa do CT Têxtil será feita entre Município, SEDEC-RN, IFRN, FIERN (SENAI) e SEBRAE. 

segunda-feira, 3 de julho de 2017


Ex-ministro do Governo de Michel Temer Geddel Vieira Lima é preso

Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer, foi preso preventivamente nesta segunda-feira (3). O Ministério Público Federal (MPF) argumenta que ele agiu para atrapalhar investigações, ao tentar barrar uma possível delação premiada do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do doleiro Lúcio Funaro.

Segundo o MPF, a prisão se baseia em depoimentos do doleiro Lúcio Bolonha Funaro e nas delações premiadas do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva.

Geddel é um dos investigados na Operação Cui Bono. Deflagrada no dia 13 de janeiro, a frente investigativa tem o propósito de apurar irregularidades cometidas na vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, durante o período em que foi comandada pelo político baiano. 

A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha.

Mulher vai comemorar São João com parentes no interior e é morta a tiros pelo ex-marido

Um crime chocou a cidade de Malta, na região metropolitana de Patos, no início da noite deste domingo (02). Patrícia da Silva Assis Ferreira, de 38 anos, residente em João Pessoa, foi morta a tiros pelo ex-marido Eunino Ferreira da Silva, de 42 anos enquanto ela visitava parentes no interior.
De acordo com a irmã, o acusado chegou a sangue frio e disparou cinco tiros contra a ex-mulher, acertando quatro: três nas costas e um no rosto.
Patrícia, que reside em João Pessoa, estava em Malta há apenas três dias para comemorar o São João com a família.
Os dois estavam separados há cerca de três anos e, de acordo com a irmã da vítima, o ex-marido não aceitava a separação. O casal tinha um filho.
O corpo de Patrícia da Silva Assis será trazido para o IML de Patos e uma perícia realizada no local. A polícia informou que o acusado está foragido.

São Paulo demite Rogério Ceni após equipe entrar na zona de rebaixamento

O São Paulo Futebol Clube divulgou um comunicado oficial na tarde desta segunda-feira (3) anunciando a demissão de Rogério Ceni. O ex-goleiro é considerado um dos maiores ídolos da história tricolor, porém, não conseguiu se destacar na nova função de treinador e acabou sendo demitido após seis meses de trabalho.
O clube está na zona do rebaixamento e há seis rodadas sem vitória no Campeonato Brasileiro.
O presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco afirmou. "O respeito e o reconhecimento pela grandeza de Rogerio Ceni, como figura histórica desta instituição, serão eternamente celebrados".
Como destaca o G1, o comunicado informa sobre Rogério Ceni "deixar o comando técnico de sua equipe principal". A nota ressalta que, "em sua passagem como treinador, Ceni demonstrou a dedicação e o empenho que o caracterizaram como atleta. Desejamos boa sorte a este que sempre será um dos maiores ídolos de nossa história".


PF prende um dos maiores empresários do ramo de ônibus do Rio de Janeiro

A Polícia Federal prendeu, na noite deste domingo (2), Jacob Barata Filho, um dos maiores empresários do ramo de ônibus do Rio de Janeiro. Ele foi detido na área de embarque do aeroporto internacional Tom Jobim, quando tentava embarcar para Lisboa, Portugal.
Depois de realizar exame de corpo de delito, ele foi encaminhado no começo da madrugada desta segunda (3) à sede PF na zona portuária do Rio de Janeiro, onde permanece até o momento.
O empresário é investigado na Operação Jato, suspeito de ter pago milhões em propina para políticos nos últimos anos. Ele vinha sendo monitorado pela PF e o Ministério Público Federal e sua prisão, que já estava programada, teve de ser adiantada quando os agentes policiais descobriram que ele embarcaria para Lisboa apenas com uma passagem de ida. A prisão foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, responsável pela Lava Jato no Rio.
Em comunicado divulgado à imprensa, a assessoria do empresário afirmou que ele “estava realizando viagem de rotina a Portugal, onde possui negócios há décadas e para onde faz viagens mensais” e que sua defesa se pronunciará assim que tiver acesso aos autos do processo.

Anatel simplifica regras para prestação do serviço de banda larga fixa

As empresas com menos de cinco mil usuários que utilizam cabo de cobre, fibra ótica ou radiação restrita não vão mais precisar obter autorização para prestar serviços de banda larga fixa. A mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essas empresas deverão apenas se registrar junto à agência e atualizar as informações anualmente.
Mesmo com a dispensa da autorização, os prestadores do serviço de banda larga fixa devem atender às outras condições exigidas pela regulamentação, como as regras de qualidade.
Segundo a Anatel, as ações fazem parte de um conjunto de medidas de simplificação regulatória que devem entrar em vigência em cerca de 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário